24/09/2010

10 anos em Lisboa

Lembro-me como se fosse hoje quando saí daquele avião no dia 24 de Setembro de 2000...
Recordo-me até da roupa que vestia, o cheiro diferente que o meu nariz inalava, uma luz incandescente que me agradou. A primeira coisa que me lembro de ter pensado foi em Liberdade, não que estivesse preso, mas finalmente estava no sítio que desejava, sozinho, pois assim quiz seguir eu o meu caminho, sozinho.
Fui-me encontrar com uma rapariga que não conhecia de lado nenhum, nem ela a mim. Vá na altura já havia telefone móvel, indicamos a roupa que traziamos e estando ela completamente vestida de preto, em pleno verão, foi rápido reconhece-la, pois era a única assim vestida no meio da multidão.
É tão marcante este dia na minha vida...
A viagem de táxi até a casa da Ângela, foi como o início duma viagem que ainda hoje percorro. Uma grande artéria, numa hora confusa de trânsito, muito barulho e ouve-se uma voz séria de alguém que não se conhece, "é alí que tu vais passar os próximos anos da tua vida a estudar"... Sentí um arrepio no estomago quando ouví os próximos anos da tua vida, invadiu-me o receio do desconhecido, da nova cultura, do comandar a vida duma forma "solitária".

10 anos...

A partir desse dia e olhando para atrás com eterna saudade, posso dizer que é dos dias mais marcantes da minha vida, pela carga de sentimentos que senti a partir do momento em que tomei a decisão de vir estudar para Lisboa. Posso dizer que foi das decisões mais importantes que já tomei até hoje...
...aquilo que sou hoje é producto do caminho que tracei a partir do momento em que pisei Lisboa pela 1ª vez.

Sem comentários: