10/12/2010

O que é isso de Natal?

Diz-se que nasceu Jesus nesse día.
É o día então que se celebra o Nascimento de uma Figura histórica, ligada à religião, à Igreja. Até aqui tudo entendido. Mas...
... porquê é que o frenezim às Lojas para comprar a prenda ao avô, à avó, à tia, ao tio, ao cunhado e cunhada, aos primos, aos vizinhos, ao cão, à periquita e a tudo o que se meche??? Ouvi uma mulhersinha nas notícias a dizer: "este ano vou cortar nas prendas, apenas vou oferecer aos filhos, aos netos, aos cunhados". Isso não é a família inteira? Pronto não falou no periquito e no cão. Fez contenção, diz.
Para mim o Natal deixou de fazer sentido quando o día deixou de ter aquela magia; quando deixou de ter tanta graça fazer a Árvore e o Presépio. Gostava de ver sim amigos e amigas dos meus Pais reunidos, muita comida sim emcima da mesa (hallacas, azeitunas, pernil assado, vinho, refrigerantes, bolos e as dezenas de aperitivos). Isso sim tinha piada. Não fui habituado àquela coisa de troca de presentes, apenas recebiamos dos Pais e com sorte dalgum primo e era tudo divertido na mesma. Ficava com Saudades do día.
Hoje não entendo o que é mais importante, o re-encontro com familiares e amigos ou se estão todos ansiosos pelo momento em que se trocam as prendinhas todas?!
Pronto, sou anti-capitalismo mas vá, o comércio está em crise e precisa de consumistas de coisas superfluas desenfreados, de mulhersinhas doidas a comprar coisnhas de Natal.
Mas...
...nesse día só nasceu Jesus, que andava de sandalias e sempre com o mesmo vestido branco, tá? Que é que isso tem a ver com isso que se vê nos Shoppings nestas alturas???

Sem comentários: