16/12/2010

Ser Licenciado

Há días ouvi uma coisa que nada me traz de novo e esta fase de desemprego me tem dado a descobrir. Pois bem, disseram-me (alguem que trabalha) que eventualmente poderia surgir uma vaga para um cargo específico no seu local de trabalho, mas que a política da Empresa é "não aceitar Licenciados".
Eu até poderia dizer o que já ouvi dizer a vários amigos: "se eu soubesse que era assim não teria queimado a pestana durante anos para ter um Curso Superior", mas não, pelo contrário, orgulho-me do esforço que tive para ser Licenciado, não só a nivel pessoal, mas também financeiro! Fico é perturbado que neste País, que nem é o que tem Licenciados, mas que deve de ser o que mais Empresários tem com Escolaridade baixa (não tirando o mérito a alguns), os Licenciados sejam em muitos casos marginalizados, alguns a fazer Estágios muito mal remunerados ou em condições de contratação (quando existe) precária.
Não entendo de facto.
Alguem me disse também para corrigir o meu C.V. e tirar a Licenciatura. Sei de algumas pessoas que o fizeram e até conseguiram um "biscate" para trabalhar atrás dum balcão a atender pessoas mal dispostas! ok.
Numa entrevista ouvi: "o Sr. tem um bom Curriculum, mas não o podemos contratar porque é Licenciado e à primeira oportunidade para trabalhar na sua área, perdemos um funcionário e um investimento".
Sou muito orgulhoso e sei que me vou F.... se não tiver 2 C.V. com niveis de escolaridade diferentes... Mas F...... eu estudei porque supostamente teria mais portas abertas e agora tenho que ignorar no papel e mentir nas entrevistas para encontrar um trabalho não qualificado, só porque quero trabalhar, ser util ao País, contribuir nos impostos (sim porque a segurança social precisa de gente a trabalhar), etc etc etc!!!
Não entendo e acho que nem é para entender.
Já faltou mais para fazer como muitos com cursos superiores já fizeram, emigrar!
Assim investe um Estado em Educação para depois ver a sua mão-de-obra qualificada sair aos poucos, quase como producto de exportação, só que sem lucros.

Sem comentários: